Seja bem vindo ao nosso Portal!

Sindifisco defende permanência de Roberto Leonel à frente do Coaf

Foto: Seu dinheiro

Nos últimos dias, tem recrudescido a pressão para que o Auditor-Fiscal Roberto Leonel seja retirado da presidência do Coaf. Esse movimento se soma ao afastamento, pelo STF, de dois Auditores-Fiscais que conduziam apurações sobre irregularidades tributárias de ministros da Corte, à suspensão das fiscalizações relacionadas a um grupo de 133 agentes públicos de alto escalão e ao pedido inédito do TCU de dados detalhados de processos fiscais conduzidos sobre uma lista de poderosos nomes.

Essa combinação de circunstâncias tem produzido uma “tempestade perfeita” sobre a Receita Federal e os Auditores-Fiscais. Em meio ao turbilhão, é preciso destacar o papel crucial que Leonel teve no sucesso de importantes operações de combate à criminalidade organizada e ressaltar a injustiça que representaria, a essa altura, o seu afastamento do comando do Coaf, sobretudo por não haver quaisquer razões para se duvidar da retidão de sua conduta.

Como um dos maiores especialistas em lavagem de dinheiro no país, a atuação de Leonel foi fundamental para consolidar no país a metodologia de rastreio do caminho percorrido por recursos financeiros (follow the money), que ajudou a desvelar os reais beneficiários de grandes esquemas fraudulentos às custas do dinheiro público, abrindo um novo capítulo na história da investigação no Brasil.

Assim, o Sindifisco manifesta solidariedade ao Auditor-Fiscal Roberto Leonel e acredita que, por sua trajetória e experiência, não há nome mais apropriado para conduzir o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

Fonte: Jornalismo DEN

Galeria

Nossas imagens

ir para a galeria >

Beneficiários Unafisco Saúde

Beneficiários do plano Premium, agilize o reembolso da sua consulta médica.

Saiba mais