Seja bem vindo ao nosso Portal!

Imprensa nacional repercute julgamento do Caso Sevilha

À esquerda da imagem, está a acusação e, ao centro, o juiz responsável  (Foto: Divulgação/Justiça Federal)

O julgamento de três dos cinco homens acusados de envolvimento no assassinato do Auditor-Fiscal José Antônio Sevilha, há cerca de 15 anos, despertou a atenção de veículos de comunicação de todo país. A mídia está repercutindo em detalhes os desdobramentos do caso que está sendo julgado desde terça (3) pela Justiça Federal em Maringá (PR).

O programa Cidade Alerta, da TV Record Paraná, mostrou em reportagem o clima nas dependências do prédio, onde ocorre o julgamento, e relembrou as motivações do crime. A matéria também citou o número elevado de Auditores-Fiscais interessados em acompanhar a decisão da justiça, na expectativa de condenação dos réus. Uma equipe da TV ficou de prontidão para atualizar os telespectadores com informações ao vivo durante o programa.

Os vice-presidentes do Sindifisco Nacional, Jesus Luiz Brandão e Ayrton Bastos, concederam entrevistas sobre o caso ao Cidade Alerta. “A gente espera que, ao fim do julgamento, a divulgação seja um marco no sentido de que outros contribuintes em situação semelhante não tenham esse ato tão violento, de tirar a vida de um Auditor-Fiscal”, ressaltou Jesus Brandão.

Ayrton Bastos destacou a importância de uma condenação exemplar para os réus. “Não foi apenas um crime contra uma pessoa física, mas contra um agente do Estado, uma autoridade tributária que trabalha em prol da sociedade. Foi uma atitude infeliz e completamente à margem das leis”, avaliou.

Além dos flashes na programação, a Rádio CBN de Maringá está divulgando constantemente o resumo da movimentação no plenário, incluindo a reação das partes ouvidas pelo juiz. De acordo com a rádio, uma delas, a viúva do Auditor, Mariângela Sevilha, emocionou-se e relatou que já havia o medo de que algo acontecesse com Sevilha, uma vez que o marido trabalhava num caso que envolvia uma grande empresa. O mesmo destaque foi dado na edição do jornal Boa Noite Paraná, da RPC TV, afiliada da Globo, e na Tribuna da Massa, da Rede Massa SBT.

Portal G1 de Notícias (Paraná) preparou uma reportagem para relembrar o caso e explicar que esta é a segunda tentativa de julgamento de Marcos Gottlieb, Fernando Ranea da Costa e Moacyr Macedo. “José Antônio Sevilha era chefe do controle aduaneiro e, na época, aplicou multas milionárias por sonegação à empresa do acusado de ser o mandante do crime. O empresário tinha uma importadora de brinquedos”, detalhou a matéria.

Folha de Vitória lembrou que o assassinato de Sevilha causou forte abalo na Receita Federal em todo o país e ressaltou o alerta do Sindifisco Nacional de outros 15 atentados ocorridos nos últimos anos, que resultaram na morte de outros oito Auditores.

Já o Estadão publicou uma entrevista do presidente do Sindifisco Nacional, Kleber Cabral, que, ao lembrar a morte de Antônio Sevilha, trouxe à tona a vulnerabilidade e a falta de segurança a que os Auditores-Fiscais da Receita Federal estão constantemente expostos em função de suas atividades. O mesmo jornal trouxe ainda, de maneira minuciosa, o relato da história de vida de Sevilha sob o olhar da família e de colegas de trabalho, além de alguns detalhes da investigação do crime pela Polícia Federal.

Fonte: Jornalismo DEN

Galeria

Nossas imagens

ir para a galeria >

Beneficiários Unafisco Saúde

Beneficiários do plano Premium, agilize o reembolso da sua consulta médica.

Saiba mais