O filiado da DS (Delegacia Sindical) Santos, Auditor-Fiscal Mauro Silva, além de presidir a Unafisco Nacional, recentemente assumiu a direção de mais uma entidade: a Rede de Auditores Fiscais de Língua Portuguesa (Rede). A posse aconteceu no encerramento da 8ª edição do Congresso Luso-Brasileiro de Auditores-Fiscais que aconteceu no mês de maio, em Natal (RN).
A REDE reúne entidades nacionais que representam os Auditores-Fiscais, Inspetores Tributários e Inspetores Aduaneiros, das Administrações Tributárias e Aduaneiras dos países cuja língua oficial é a portuguesa e funciona como uma extensão do Congresso Luso-Brasileiro, já que permite que a troca de experiências e diálogos entre Auditores de países como Portugal, Moçambique e até Espanha aconteça o ano inteiro.
“Certamente aprendemos bastante com estes países, mas também exportamos muitas experiências bem-sucedidas como o cashback e o split payment”, explica Mauro.
Uma das finalidades mais importantes da REDE é identificar como a carreira de Auditor-Fiscal é tratada nos outros países que integram a entidade. “Nosso objetivo é que, em todos esses locais, a carreira de Auditor-Fiscal alcance o mesmo patamar conquistado no Brasil: um cargo preenchido por concurso público, baseado na meritocracia, com independência funcional e que não sofra pressão de agentes externos”, diz o Auditor.
Por ter tomado posse há pouco tempo, o novo presidente da REDE ainda está em fase de elaboração de projetos e de como executá-los, mas garante que não faltam ideias e vontade de colocá-las em prática. “Me sinto honrado e grato por ocupar este cargo, pois defender e fortalecer o cargo de Auditor-Fiscal sempre foi uma das minhas principais bandeiras”, garante Mauro.
Beneficiários do plano Premium, agilize o reembolso da sua consulta médica.
Saiba mais