O Conselho de Delegados Sindicais aprovou, nesta terça (10), a utilização do sistema eletrônico de votação nas eleições do Sindifisco Nacional referentes ao triênio 2022/2024. Dos 49 votos computados no CDS, 43 foram favoráveis ao uso da plataforma. Houve cinco abstenções e um voto contrário.
Antes da votação para a utilização do sistema, a presidente Comissão Eleitoral Nacional (CEN), a Auditora-Fiscal Maria Carmen Fantini de Castro e Carvalho Nepomuceno, fez uma apresentação da plataforma, explicando, em uma simulação, o passo a passo da votação. A demonstração do sistema foi realizada com nomes fictícios das chapas e dos candidatos avulsos.
Carmen esclareceu que a versão apresentada é uma prévia, que ainda poderá passar por ajustes, até a lacração da plataforma de votação. Não estão descartadas eventuais correções e melhorias, embora a dinâmica do procedimento de registro de votos esteja praticamente definida. Após a demonstração do sistema, a presidente da CEN se colocou à disposição para esclarecimentos. A maior parte das dúvidas foi em relação ao uso do certificado digital para votação.
Segundo Carmen, a CEN realizará uma votação simulada, para que todos os filiados tenham a chance de se familiarizar com o sistema, antes da votação oficial. Essa simulação deverá ocorrer entre o fim de agosto e o início de setembro e terá duração de dois dias, representando com fidelidade o prazo da votação oficial. Encerrado o período de testes, a Comissão Eleitoral concluirá a preparação do sistema, inserindo os dados relativos às candidaturas.
Após a inserção das informações, a plataforma será lacrada. A blindagem, assim como as demais ferramentas necessárias à votação e à apuração, passará por uma auditoria externa, realizada por uma empresa contratada pela CEN especificamente com esta finalidade. Como explicou Carmen, esta auditoria participará tanto da abertura quanto do fechamento da votação oficial.
Fonte: Jornalismo DEN
Beneficiários do plano Premium, agilize o reembolso da sua consulta médica.
Saiba mais