Nesta quarta (27), cerca de 60 Auditores Fiscais, vindos de todas as Regiões Fiscais do Brasil, estiveram na Alfândega do Porto de Santos para participar do ato público que reivindica o reajuste do vencimento básico da categoria. O ato contou com a presença do diretor de Aposentadoria e Pensões da DEN, Auditor Fiscal Roberto Kasai, o coordenador do Comando Nacional de Mobilização (CNM), Auditor Fiscal Marcus Dantas, e o vice-presidente da Mesa dos Conselho de Delegados Sindicais, Auditor Fiscal Roberto Bueno, além dos dirigentes da DS Santos, incluindo o presidente da entidade, Auditor Fiscal Elias Carneiro Jr.
“Alguns colegas consideram que começamos este movimento tardiamente, mas é importante frisarmos que isso aconteceu porque acreditávamos que o governo nos valoriza e resolveria a questão do reajuste do vencimento básico sem precisarmos chegar ao atual estado de greve por prazo indeterminado”, disse o coordenador do CNM aos colegas presentes no auditório da Alfândega. “No entanto, com uma mobilização forte da categoria é perfeitamente possível que alcancemos o nosso pleito mesmo tendo começado o movimento em novembro”.
Em seguida, foi a vez do vice-presidente da mesa do CDS se manifestar dizendo que a categoria “precisa se unir neste momento e fazer uma greve forte, para que ela seja curta e o reajuste do vencimento básico concedido rapidamente”.
O diretor de Aposentadoria e Pensões da DEN pediu que os aposentados se juntem aos colegas ativos nesta luta, já que se trata de um pleito que beneficiará a todos. Roberto Kasai ainda ressaltou que o momento requer união e lembrou que o reajuste do vencimento básico é antes de tudo um direito constitucional da categoria. “Os Auditores contam com o apoio dos colegas aposentados para fortalecer nossa luta”.
O presidente da DS Santos agradeceu a presença de todos os colegas presentes e afirmou que Santos entrou forte no movimento. “O Porto de Santos é responsável por cerca de 30% de todo o comércio exterior realizado no Brasil, por isso, quando paramos causamos um grande impacto na economia do país”.
Depois da fala dos dirigentes sindicais, foi a vez dos outros colegas presentes se manifestarem. Em comum, todos se mostraram indignados com o tratamento que o governo vem dispensando aos Auditores Fiscais, especialmente por ser a única categoria do funcionalismo público federal a não ter ainda o reajuste do vencimento básico concedido. O senso comum é de que este fator é suficiente para a classe se indignar e aderir maciçamente à greve.
Repercussão – A greve dos Auditores Fiscais já repercute na imprensa local e o presidente da DS Santos concedeu entrevista ao vivo, durante o ato público na Alfândega, para a TV Tribuna (afiliada da TV Globo na Baixada Santista).
As matérias podem ser vistas em:
Jornal da Tribuna – 1ª edição:
https://globoplay.globo.com/v/13134783/
Jornal da Tribuna – 2ª edição:
https://globoplay.globo.com/v/13135655/
Homenagem – Ao final do ato público, o Auditor Fiscal Marcus Vinicius Pereira de Lacerda. A matéria pode ser lida em:
DS Santos homenageia Auditor que entregou cargo durante mobilização da categoria
Beneficiários do plano Premium, agilize o reembolso da sua consulta médica.
Saiba mais