Será realizado, entre os dias 13 e 15 de outubro, em Portugal, o 5º Congresso Luso Brasileiro de Auditores-Fiscais. Entre os organizadores, estão o Sindifisco Nacional, a Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) e a Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco Nacional). O formato será híbrido (presencial e telepresencial), com transmissão ao vivo no perfil do Facebook da Associação Sindical dos Profissionais da Inspeção Tributária e Aduaneira (APIT), uma das entidades também responsáveis pela organização do encontro.
Esta edição terá como tema “Os Impostos e o Combate às Desigualdades”. Os debates partem da constatação de que a tributação é um elemento determinante no combate às crescentes desigualdades sociais no mundo. Entre outros assuntos, os participantes pretendem abordar o caráter eminentemente regressivo do sistema tributário brasileiro, no qual prevalece a tributação sobre o consumo, em vez de incidir de maneira mais justa sobre propriedade e renda do capital. Essa situação coloca o Brasil como o 10º país mais desigual do mundo, em um ranking composto por 140 países pesquisados.
Representantes do Sindifisco Nacional, da Febrafite, da APIT e da Unafisco Nacional vão compor uma mesa destinada ao debate do associativismo e do sindicalismo de classe em prol do combate às desigualdades sociais. O cronograma do evento inclui, ainda, temas como Reforma Tributária, colaboração com entidades judiciais, combate aos crimes econômicos e fiscais, “Tributação e Desigualdade de Gênero” e “Ética, Transparência e Proteção de Dados”.
Para o diretor de Relações Internacionais e Intersindicais do Sindifisco Nacional, Kurt Theodor Krause, a realização desta edição é mais um avanço no sentido de ampliar a cooperação entre Auditores-Fiscais de diversos países. “Este é o quinto encontro e já com uma tendência a futuramente se tornar um encontro ibero-americano. Trata-se de um evento muito relevante pela troca de experiências e pela discussão acadêmica que se faz nos diversos painéis, o que reforça a importância da participação de todos. Filiados, inscrevam-se!”, conclama Kurt.
Os organizadores do encontro lembram que, no início de setembro, o governo de Portugal flexibilizou as restrições de ordem sanitária à entrada de viajantes originários do Brasil. Não é mais necessário, por exemplo, cumprir quarentena. Porém, ainda é obrigatória, no ingresso ao país, a apresentação do resultado negativo do exame para detecção de Covid-19.
O 5ª Congresso Luso Brasileiro de Auditores-Fiscais será realizado no Hotel Nau São Rafael Atlântico, em Albufeira, região do Algarve, Portugal. Para consultar as informações relativas a inscrições, conteúdo que será debatido e deslocamento até o local do encontro, acesse o site oficial do evento, neste link.
Fonte: Jornalismo DEN
Beneficiários do plano Premium, agilize o reembolso da sua consulta médica.
Saiba mais