“Ninguém está acima da lei”. A frase marca a campanha do Sindifisco Nacional que nasceu como resposta aos ataques dos quais a Receita Federal virou alvo desde que passou a fiscalizar, com crivo técnico e impessoal, figuras politicamente expostas. A ação publicitária tem o objetivo de evidenciar para a sociedade o posicionamento dos Auditores-Fiscais em defesa da Receita e contra a corrupção.
Com um recado claro, a campanha foi estampada em 42 outdoors espalhados em nove estados, entre os meses de agosto e setembro. Ela reforça o lado que os Auditores-Fiscais sempre defenderam como agentes de Estado. Ou seja, o lado da lei, que não distingue cidadãos por posição política ou econômica, colocando todos no mesmo patamar em direitos e obrigações.
Os outdoors fazem parte de um plano de ação para marcar posição contra as tentativas de cerceamento do trabalho dos Auditores-Fiscais no combate aos chamados crimes de colarinho branco. Nas principais avenidas de Salvador, Curitiba, Recife, Porto Alegre, Fortaleza, São Paulo, Rio de janeiro, Goiânia e Brasília, a mensagem do Sindifisco foi massificada, reforçando o compromisso dos Auditores com a missão institucional da Receita Federal e, por conseguinte, com a construção de uma sociedade mais ética, justa e transparente.
O fato mais emblemático contra a Receita e suas autoridades fiscais foi o afastamento, pelo ministro do STF Alexandre de Moraes – no âmbito do controverso inquérito das “fake news” -, de dois Auditores que examinavam a regularidade fiscal do ministro Gilmar Mendes. Nessa mesma onda de intimidação, o ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União, determinou que a Receita Federal apresentasse uma lista com o nome de todos os Auditores que acessaram dados de altas autoridades dos três Poderes da República, nos últimos cinco anos.
A sequência de reveses gerou uma reação dos Auditores-Fiscais, que culminou na realização do Dia Nacional de Luto, em 21 de agosto, com manifestações de Norte a Sul do Brasil. Em Brasília, o ato contou com a adesão de vários parlamentares dentro e fora do Congresso Nacional. As manifestações tiveram repercussão em toda a imprensa nacional.
Fonte: Jornalismo Sindifisco Nacional
Beneficiários do plano Premium, agilize o reembolso da sua consulta médica.
Saiba mais