Apesar do silêncio do governo em relação às demandas dos Auditores-Fiscais, os impactos da operação-padrão iniciada no final de 2021 foram relatados em uma reportagem de quase quatro minutos exibida na edição dessa segunda (25) do Jornal Nacional da TV Globo. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, que cobra do governo uma solução para as demandas dos Auditores, 74% das empresas que dependem da importação de componentes elétricos e eletrônicos e 64% das exportadoras estão afetadas pela demora na liberação de cargas nos portos e aeroportos brasileiros.
O presidente do Sindifisco Nacional, Auditor-Fiscal Isac Falcão, foi um dos entrevistados e destacou que a mobilização visa a recomposição do orçamento da Receita Federal, cortado em aproximadamente 50%, e do contingente de Auditores, que passou de pouco mais de 12 mil em 2009 para 7 mil em 2021. “Na medida que você reduz o número de Auditores-Fiscais disponíveis para fazer o controle aduaneiro, você começa a perder segurança ou agilidade. Para ser ágil e seguro ao mesmo tempo, a gente precisa de muito mais Auditores. Por isso, a gente está pedindo concurso público para a Receita Federal e precisaria do orçamento normalizado”, ponderou.
A matéria destacou que o Brasil vinha diminuindo o tempo de liberação de cargas para aumentar sua competitividade, mas com a operação-padrão o tempo de despacho teria aumentado em quatro vezes, como consequência da crise na Receita Federal. A situação foi tema de uma carta enviada por associações ligadas a grandes empresas e à indústria ao ministério da Economia. As entidades denunciam que toda a cadeia produtiva está afetada e algumas empresas chegaram a paralisar a produção, gerando um enorme prejuízo e o aumento de custos, no primeiro momento, para a indústria e, no segundo momento, para os consumidores.
Resta saber até quando o Executivo vai fingir que nada está acontecendo e continuará se negando a atender os pleitos dos Auditores-Fiscais, aprofundando o desmonte da Receita Federal.
Segue abaixo o link para a matéria:
Fonte: Jornalismo DEN
Beneficiários do plano Premium, agilize o reembolso da sua consulta médica.
Saiba mais