A votação eletrônica para as Eleições 2021 do Sindifisco Nacional teve a participação de 4.879 Auditores-Fiscais, entre ativos e aposentados, de todo o Brasil. O total representa um aumento de 58,77% em relação ao registrado nas Eleições 2018, quando 3.073 filiados optaram pelo sistema eleitoral eletrônico. A votação pela internet foi iniciada na quinta (16) e se estendeu até as 19h desta sexta (17).
Para a presidente da Comissão Eleitoral Nacional (CEN), Auditora-Fiscal Maria Carmen Fantini de Castro e Carvalho Nepomuceno, a expressiva adesão dos filiados demonstra uma maior confiança no sistema eleitoral eletrônico. Em algumas Delegacias Sindicais, a preferência pelo voto eletrônico alcançou 70% dos filiados, chegando a 100% no Amapá.
“Os dois dias de votação pela internet foram desafiadores, mas também um sucesso. Tivemos, de fato, alguns problemas de acesso de filiados, que foram logo identificados e solucionados”, explicou. Houve casos em que aposentados deixaram para instalar o certificado digital no celular às vésperas das eleições e outros que já não se lembravam da senha ou tiveram problemas na instalação.
“Mas todas essas intercorrências fazem parte das eleições. Facilitaria bastante se os filiados tivessem participado da votação simulada que ocorreu no início deste mês, pois muitos dos problemas de acesso e instalação do certificado digital teriam sido identificados naquela oportunidade e solucionados com antecedência”.
Quem optou pelo sistema eletrônico pôde registrar seu voto no Portal das Eleições, ambiente virtual criado especialmente para as Eleições 2021, com plataforma exclusiva. Para assegurar a participação dos aposentados, foi disponibilizada com antecedência a emissão de um certificado digital sem custos para os filiados e para as DS. Também foram disponibilizados tutoriais de votação para auxiliar os filiados no processo.
A próxima etapa das Eleições 2021 será a votação presencial, marcada para o dia 23 de setembro em 53 Delegacias Sindicais. Além disso, os filiados que assim desejarem podem votar por correspondência, utilizando os kits de votação enviados pela CEN. Foram enviados dois kits de votação, sendo o kit de cor rosa para o primeiro turno e o kit de cor laranja para o segundo. Vale ressaltar que o kit de cor rosa deve ser devolvido até o dia 23, enquanto o kit de cor laranja só deverá ser utilizado após a divulgação do resultado do primeiro turno.
Cerca de 17 mil Auditores-Fiscais estão aptos a participar das Eleições 2021, que vão definir a Direção Nacional, as diretorias das Delegacias Sindicais, os integrantes do Conselho Fiscal Nacional e dos conselhos locais para o triênio 2022/2024. Três chapas disputam a Direção Nacional. Os candidatos a presidente são os Auditores-Fiscais Ayrton Eduardo de Castro Bastos (Chapa 1 – “Rumo Certo”), Isac Moreno Falcão Santos (Chapa 2 – “Resgate do Cargo”) e Cláudio Márcio Oliveira Damasceno (Chapa 3 – “Avançar”). Caso nenhuma das chapas concorrentes alcance 50% dos votos mais um, haverá segundo turno, nos dias 4 e 5 de novembro.
Fonte: Jornalismo DEN
Beneficiários do plano Premium, agilize o reembolso da sua consulta médica.
Saiba mais