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Sindifisco Nacional disponibiliza “perguntas e respostas” sobre certificado digital

Auditores-Fiscais aposentados filiados ao Sindifisco Nacional já podem solicitar a emissão do certificado digital para participar das eleições 2021 pela internet. O documento será emitido gratuitamente pela entidade, através do Portal de Serviços, sem custos para os filiados e para as Delegacias Sindicais. O objetivo é garantir aos aposentados a participação democrática no processo eleitoral, com as mesmas condições dos filiados ativos.

A proposta da Direção Nacional foi aprovada durante a Reunião Extraordinária do Conselho de Delegados Sindicais (CDS), realizada no último mês de março, e possibilita que os aposentados possam emitir o documento com conforto e segurança, sem a necessidade de deslocamento. Para facilitar o acesso à emissão do certificado digital, o Sindifisco Nacional elaborou um passo a passo e agora disponibiliza também um “perguntas e respostas” sobre o processo.

O formulário de solicitação do certificado digital ficará disponível inicialmente até o dia 1º de agosto, conforme determinação da Comissão Eleitoral Nacional. Para acessar o formulário, clique aqui.

 

Confira abaixo o “perguntas e respostas”:

 

O que é certificado digital?

A certificação digital é a tecnologia que, por meio da criptografia de dados, garante autenticidade, confidencialidade, integridade e não repúdio às transações eletrônicas. Trata-se de um documento digital utilizado para identificar pessoas e empresas no mundo virtual.

 

O certificado digital é para uso exclusivo nas eleições?

Não. O filiado também poderá utilizá-lo para diversas situações, como acesso a sites do governo, ao leilão da Receita Federal e ao e-CAC, além de realizar até 30 mil assinaturas digitais de qualquer documento, através da plataforma de assinaturas https://assinar-com.vidaas.com.br ou do aplicativo VIDaaS.

 

O cadastro da biometria é obrigatório para o pedido do certificado?

Não é necessário o cadastro da biometria neste momento, desde que o filiado possua sua digital em bases de dados biométricas públicas, como Denatran, tenha emitido um certificado digital de março de 2018 em diante ou possua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Caso esteja enquadrado em uma dessas situações, poderá realizar a emissão do certificado digital por videoconferência. Caso não possua biometria cadastrada, o filiado deverá realizar o agendamento para a emissão do certificado digital na modalidade atendimento presencial.

 

Qual a diferença entre o certificado digital em Nuvem e o certificado em Token?

O Certificado Digital A3 Token é um certificado ICP-Brasil que identifica uma pessoa física, representando, desta forma, a sua identidade no mundo digital, sendo armazenado em mídia criptográfica. Assemelha-se muito a um pen drive e requer cuidado, devido ao risco de a mídia contendo o certificado ser confundida com um pen drive. O Certificado Digital A3 em Nuvem resolve o problema de mobilidade. Como ele estará salvo em uma plataforma que pode ser acessada pela internet, a partir de qualquer tipo de navegador e independentemente do modelo de computador, não há com o que se preocupar.

 

Como solicitar o certificado digital?

O filiado aposentado pode solicitar a emissão do certificado digital por meio do Portal de Serviços. Basta clicar no banner publicado na página inicial do site do Sindifisco Nacional ou acessar o Portal de Serviços, no seguinte caminho: Eleições 2021 >> Solicitação de Certificado Digital. Também pode fazer esse acesso clicando diretamente aqui.

O primeiro passo, ao entrar no Portal do Serviços, é clicar no banner “Eleições 2021”. Em seguida, o filiado deverá clicar no botão “Solicitação de Certificado Digital” e preencher os campos do formulário com os dados solicitados, como nome, data de nascimento, CPF, CNH, telefone e e-mail. Ao clicar em “Solicitar Certificado”, o filiado receberá um número de protocolo e será direcionado ao sistema da empresa certificadora, onde poderá realizar o agendamento da emissão do documento (videoconferência ou presencial). Em seguida, ele receberá um e-mail com o link para agendar a emissão do documento, no qual deverá selecionar a data e a hora desejadas e confirmar esta opção.

 

Fiz a solicitação do certificado digital. Como agendar a videoconferência?

O filiado receberá um link de agendamento. Ao clicar neste link, ele será direcionado para a página de agendamento por videoconferência (atendimento rápido por celular ou computador/notebook com câmera) ou poderá, como segunda opção, agendar o atendimento presencial.

 

Perdi a data e horário. Posso reagendar a videoconferência?

Sim. O filiado poderá acessar o link enviado no e-mail do primeiro agendamento para reagendar a emissão do certificado digital.

 

Não consigo utilizar o certificado. Quem posso contatar?

O filiado pode entrar em contato através do telefone 3004-3454 (opção 2) ou do site da empresa certificadora: www.validcertificadora.com.br >> Chat ao Vivo >> Departamento >> Suporte Técnico. O atendimento é realizado de segunda a sexta, de 8h às 19h. Para priorização do atendimento, o Auditor-Fiscal deve informar que é filiado ao Sindifisco Nacional.

 

Qual senha devo digitar para autorizar a utilização do meu certificado digital?

Antes de iniciar o processo de emissão do certificado digital, o filiado receberá um link por e-mail no qual deverá digitar o código para acessar a videoconferência. Após o acesso, será solicitada a senha de instalação do certificado. Essa senha será a de instalação e uso do certificado.

 

É possível recuperar a senha do certificado?

Sim. Para saber mais, assista à demonstração clicando no link abaixo:

https://ajuda.validcertificadora.com.br/certificado-a-3-em-nuvem/senha-de-utiliza-o-vidaa-s

 

Não possuo biometria cadastrada. Como posso solicitar a emissão de certificado?

A empresa certificadora (Valid) utiliza preferencialmente a base de dados do Denatran, que possui a biometria cadastrada em virtude do processo da emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para emissão dos certificados.

Na ausência da biometria cadastrada, a Valid deverá orientar a realização do agendamento presencial para coleta das digitais e emissão do certificado.

 

A empresa informou que não possuo biometria cadastrada e meu município não possui ponto de atendimento. O que devo fazer?

O filiado deve entrar em contato com a empresa certificadora pelo telefone e WhatsApp (15) 99601-4891 (Elaine Carone) para verificar o ponto mais próximo ao município ou, se for o caso, realizar atendimento delivery. No caso de delivery, haverá custo de deslocamento, que será informado ao Sindifisco para aprovação do valor.

 

Qual a validade do Certificado Digital?

O certificado digital ofertado pelo Sindifisco Nacional tem prazo de validade de um ano.

 

Qual o custo do certificado digital para o filiado?

O certificado digital será emitido em nome do filiado, sem custos adicionais para ele e para as Delegacias Sindicais.

 

Fonte: Jornalismo DEN

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