A confecção das carteiras para Auditores-Fiscais aposentados foi um dos temas da reunião telepresencial, nesta quinta (25), entre a secretária-geral do Sindifisco Nacional, Mariana Araújo, a diretora de Assuntos de Aposentadoria e Pensões Márcia Rangel Barbosa e a Auditora-Fiscal Denize Canedo da Cruz, coordenadora-geral de Gestão de Pessoas da Receita Federal do Brasil.
A reunião tratou da operacionalização da Portaria 8/2021, assinada em fevereiro pelo Auditor-Fiscal José Barroso Tostes Neto, secretário especial da Receita Federal. O próximo passo desse processo será feito junto à Coordenação-Geral de Programação e Logística (Copol), para questões contratuais. Vencida essa etapa, uma nova reunião será marcada com a Cogep para finalizar a operacionalização.
Decipex – Denize Canedo pediu o apoio e a compreensão do Sindifisco Nacional diante da lentidão de respostas relacionadas a demandas de aposentados. A Auditora-Fiscal explicou que desde a criação do Departamento de Centralização de Serviços de Inativos Pensionistas e Órgãos Extintos (Decipex), apenas o início do processo de aposentadoria é feito pela Receita Federal. Finalizada a verificação de toda a documentação, ela é enviada ao Decipex, e a Cogep não tem mais acesso aos dados.
No entanto, diante da falta de pessoal no órgão centralizador, diversos assuntos relacionados a aposentados estão sendo demandados à Receita, que, agora, precisa pedir acesso ao perfil e ao Sigepe dos Auditores solicitantes para resolver as questões. Por esse motivo, está ocorrendo a demora.
A diretora de Assuntos de Aposentadoria e Pensões explicou estar ciente da situação em função das inúmeras reclamações feitas pelos Auditores à Direção Nacional. Márcia Rangel afirmou que já fez contatos com os titulares do Decipex, que admitiram a falta de estrutura, apesar do esforço da equipe para cumprir todas as demandas.
“É frustrante ter que aguardar até quatro meses pela aposentadoria, que é um direito do Auditor-Fiscal. Promover uma centralização sem montar a devida estrutura foi um erro que precisa ser revisto”, afirmou.
Fonte: Jornalismo DEN
Beneficiários do plano Premium, agilize o reembolso da sua consulta médica.
Saiba mais