Seja bem vindo ao nosso Portal!

Apagão na Receita contra PEC 186 é destaque na imprensa nacional

A imprensa de todo o país repercutiu o “apagão” na Receita Federal realizado, na terça (9) e quarta (10) desta semana, pelos Auditores-Fiscais contra as tentativas de fragilização e desestruturação do órgão. O protesto foi uma reação à possível aprovação da PEC Emergencial (PEC 186), que em seu texto original acabava com a vinculação de recursos para as administrações tributárias em nível federal, estadual e municipal. A mídia também deu destaque à mobilização feita pela Direção Nacional para a entrega das funções de chefias e cargos comissionados.

O jornal O Globo trouxe o mapeamento realizado pelo Sindifisco Nacional que apontou que a mobilização teve adesão de cerca de 90% dos oito mil Auditores da Receita. O jornal destacou a manifestação do presidente do Sindifisco Nacional, Kleber Cabral, que argumentou que, ainda que a Receita não tenha autonomia para gastar os recursos do Fundaf, essa fonte de custeio é crucial para a manutenção das atividades. Os recursos do Fundaf, criado em 1975, são usados na manutenção de equipamentos, sistemas informatizados, portais (como o do comércio exterior), programa do Imposto de Renda e outros, explicou O Globo.

O Estadão também trouxe destaque à manifestação do presidente do Sindifisco Nacional, que afirmou que a mobilização não será pontual e vai continuar “até que a Receita Federal seja respeitada e que as discussões em torno de tema tão sensível e impactante para o país não seja feitas de forma subterrânea”.

O Estadão O periódico destacou ainda que o secretário da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto, havia enviado um comunicado aos Auditores-Fiscais e servidores do órgão afirmando que o ministro da Economia, Paulo Guedes, seria contra a desvinculação de recursos para a instituição e que trabalharia para retirar esse ponto da PEC – promessa, como sabemos, solenemente descumprida.

A CNN mostrou que a adesão dos Auditores-Fiscais ao movimento teve a adesão de 90% da classe em todo o país. O número também foi destacado pelos portais UOL e Yahoo.

Na Folha de São Paulo, o enfoque foi nos serviços atingidos pela mobilização, de acordo com nota divulgada pelo Sindifisco Nacional. “Na aduana, serão excepcionalizados cargas vivas, perecíveis, medicamentos, todos os insumos e equipamentos relacionados ao combate à pandemia. Não haverá alteração na ala de passageiros, afirmou o sindicato, em nota”, trouxe a reportagem.

A Revista Veja, que há dois dias havia noticiado a paralisação dos Auditores em protesto contra a PEC, com destaque para o posicionamento do Sindifisco Nacional, ressaltou a aprovação do destaque do PDT como fruto da mobilização da classe. “Desta forma, os fundos para os Auditores-Fiscais permanecem garantidos. Nos últimos dias, houve grande pressão de auditores da Receita Federal para que essa parte da PEC fosse excluída”.

A imprensa nacional também trouxe destaque o manifesto assinado por 220 servidores com cargos de chefia, que ameaçaram entregar os cargos caso o texto da PEC fosse aprovado. “Não restará outra decisão a nós, auditores-fiscais da Receita Federal ocupantes de função de chefia, a não ser a entrega dessas funções”, trouxe a coluna de Lauro Jardim, em O Globo.

Fonte: Jornalismo DEN

Galeria

Nossas imagens

ir para a galeria >

Beneficiários Unafisco Saúde

Beneficiários do plano Premium, agilize o reembolso da sua consulta médica.

Saiba mais