Seja bem vindo ao nosso Portal!

Fonacate discute Reforma da Previdência com entidades

O Fonacate (Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado) realizou reunião nesta terça-feira (4) para discutir o plano de ação em relação à PEC 06/2019, que trata da Reforma da Previdência. Na semana passada, a entidade protocolou dez emendas sobre pontos sensíveis da proposta do governo, como desconstitucionalização das regras previdenciárias, idade mínima, regras de transição, pensão por morte e alíquotas de contribuição dos servidores públicos. O Sindifisco Nacional participou ativamente da elaboração destas emendas, além de ter protocolado outras quatro emendas à PEC 06.

Diversas entidades participaram da reunião e discutiram como ponto comum a necessidade de intensificar as ações de comunicação contra o atual texto da Reforma da Previdência, não somente para as classes representadas, mas para a sociedade de um modo geral. No dia 27 de junho, o Fonacate estará promovendo, em parceria com o portal Metrópoles, um debate sobre o tema, com a participação de especialistas. “É uma forma de contrapor o discurso oficial do governo”, disse o presidente da entidade, Rudinei Marques.

As entidades destacaram o trabalho parlamentar de elaboração das dez emendas e reforçaram a necessidade de sensibilizar deputados e senadores para não aprovarem propostas que prejudicam seriamente os servidores, se possível, atuando também nas cidades onde os parlamentares têm suas bases eleitorais.

“Acreditamos que o Brasil precisa de uma Reforma da Previdência, mas não dessa que está colocada. E mesmo com todas as dificuldades e limitações, precisamos mostrar isso para a sociedade”, avaliou o 2º vice-presidente do Sindifisco Nacional, Jesus Luiz Brandão.

Durante a reunião, integrantes das entidades que compõem o Fonacate também decidiram lançar uma nota de apoio à paralisação do próximo dia 14. O Sindifisco e o Sinagências (Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação) não endossaram a proposta.

No caso do Sindifisco, a participação no movimento do dia 14 será um dos pontos de pauta da assembleia marcada para o dia 11, em que a classe será chamada a decidir sobre essa questão. Na última reunião do CDS (Conselho de Delegados Sindicais), entre os dias 27 e 29, em Brasília, os delegados decidiram pela não adesão à greve geral.

Durante a reunião, também foi eleito o 2º vice-presidente do Fonacate. O cargo será ocupado por Petrus Elesbão, presidente do Sindilegis (Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e Tribunal de Contas da União). Fonte: Jornalismo DEN

Galeria

Nossas imagens

ir para a galeria >

Beneficiários Unafisco Saúde

Beneficiários do plano Premium, agilize o reembolso da sua consulta médica.

Saiba mais