Um período extremamente intenso e atribulado, em que os Auditores-Fiscais estiveram no centro de diversos debates nacionais. Assim pode ser definido o primeiro ano de gestão da atual Direção Nacional do Sindifisco. Para se ter uma ideia, as ações implementadas pelas diversas áreas da entidade em defesa dos Auditores-Fiscais geraram mais de 700 notícias publicadas no site. (Veja aqui).
Num levantamento feito com as publicações realizadas até a última sexta (20), foram mais de noventa notícias e reportagens relacionadas apenas à presidência do Sindifisco. Entre elas, destacam-se as notícias de eventos como os seminários das Reformas Administrativa e da Previdência, o Fórum Nacional Tributário (Font) e o Seminário sobre Contrabando e Descaminho, que também contaram com a colaboração de outras pastas.
No conjunto de reuniões de articulação com diversas instâncias e autoridades, vale ressaltar as audiências com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, com o ministro da Economia, Paulo Guedes, com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, e com a ex-procuradora-geral da República, Raquel Dodge, entre outras.
Os assuntos jurídicos também tiveram relevância entre as notícias de 2019. No total, quase 90 matérias foram publicadas para deixar os filiados inteirados acerca do andamento de processos, das iniciativas para garantir direitos dos Auditores e das vitórias em âmbito judicial.
Um exemplo foi a contratação do escritório do ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça Gilson Dipp para a defesa dos Auditores afastados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Morais em função do inquérito das “Fake News”. Graças a essa iniciativa e a todo o conjunto de ações protagonizadas pelo Sindifisco, o afastamento foi revertido.
Também em função do trabalho da área jurídica, o Sindifisco conseguiu impedir que os dados de Auditores-Fiscais que participaram de apurações envolvendo Pessoas Politicamente Expostas fossem repassadas ao Tribunal de Contas da União. Ainda em torno dos temas jurídicos, os filiados tiveram devolvidos os valores pagos para fundo de honorários de sucumbência da ação dos 28,86%.
Merece destaque ainda o trabalho parlamentar feito ao longo de um ano tão intenso. Foram praticamente 80 notícias relacionadas às articulações da Reforma da Previdência, da Reforma Tributária e do Porte de Armas, para ficar apenas em alguns temas que mobilizaram tanto os diretores de Assuntos Parlamentares quanto os de outras pastas, além dos filiados que semanalmente se dispuseram a viajar a Brasília para atuar no Congresso Nacional.
As inúmeras reuniões comandadas pela Secretaria Geral do Sindifisco junto à Receita para rechaçar iniciativas como o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) e o Ponto Eletrônico, além de buscar o aprofundamento da desconcentração do poder decisório, também foram destaque na nossa pauta. Ainda no âmbito da Secretaria Geral, a recente proposta de Assembleia Virtual, que consolida o princípio da democracia interna e que foi aprovada tanto pelo CDS quanto pela classe, esteve em evidência no noticiário da entidade.
Para além das notícias relacionadas às diferentes áreas de atuação do Sindifisco, muitas outras foram publicadas de interesse transversal a toda a entidade, a exemplo das notícias de assembleias, de reuniões do Conselho de Delegados Sindical e de ações desenvolvidas em parceria com entidades como o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).
Em uma prestação de contas à classe, no CDS de novembro, Kleber Cabral destacou que uma das estratégias da Direção ao longo deste ano foi construir capital político a fim de dar aos Auditores-Fiscais a importância que a classe tem, seja diante das autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário, seja para a imprensa e para a sociedade.
Para chegar a esse resultado, a comunicação foi um elemento crucial. Entre as mais de 700 publicações no site, muitas foram editoriais assinados pela Direção, manifestando a posição da entidade em torno de temas vitais como ponto eletrônico, inspeção de Auditores em aeroportos, PEC Emergencial, Reforma da Previdência, compartilhamento de dados com o Ministério Público, entre outros.
Todo esse retrospecto deixa claro que, embora 2019 tenha sido um ano de muitos desafios e dificuldades, o esforço dispensado à superação dos obstáculos surtiu efeitos positivos. Às vésperas de um novo ano, a Direção Nacional ratifica a sua firme disposição de continuar trabalhando, ininterruptamente, em prol dos interesses e das demandas dos Auditores-Fiscais.
Fonte: Jornalismo DEN
Beneficiários do plano Premium, agilize o reembolso da sua consulta médica.
Saiba mais